sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PLANEJAMENTO FINANCEIRO: O 1º PASSO PARA UMA VIDA EQUILIBRADA


Contas em dia ou pagamentos em atraso, investimentos ou financiamentos, ganho de juros ou pagamento de juros? O balanço positivo ou negativo do ano será fruto das suas escolhas. O planejamento é o melhor caminho para realizar seus sonhos de consumo e de independência financeira. Essa não é uma tarefa fácil, mas com dedicação é possível fugir dos apelos consumistas e focar no atingimento dos seus objetivos de curto e longo prazo.

Por curto prazo entende-se as aquisições que você deseja obter na semana, no mês ou no mesmo ano. Passeios ao shopping, férias, compra de presentes devem estar incluídos nesta lista. Já os planos para longo prazo envolvem maiores quantias de dinheiro como a compra da casa própria, a troca do carro ou realizar uma viagem dos sonhos.

Como a maioria das pessoas têm uma lista de desejos diferentes é preciso que a família faça uma reunião para definir as prioridades e traçar planos para alcançar as metas. Para trabalhar o seu lado consumista e o seu lado poupador, liste os desejos em um papel ou no computador porque essa é uma medida eficaz para conseguir organizar seu dinheiro e planejar as compras.

Afinal, um dos principais desafios para quem quer aprender a controlar o dinheiro é saber definir o que é realmente indispensável daquilo que pode ser deixado para depois. Anote o que você ganha e desconte os gastos fixos que não podem ser evitados como água, luz, telefone, gastos com moradia e alimentação, educação dos filhos, etc. o que sobrar será a sua reserva para realização de sonhos, formação de poupança, ou seja, o dinheiro que você poderá utilizar da forma que desejar.

Os recursos que você possui para pagar as contas são limitados e os seus sonhos infinitos?

Fique atento às dicas dos especialistas em educação financeira.

Dicas:
1. Mapeie para onde está indo o seu dinheiro utilizando uma planilha de orçamento.
2. Faça uma lista de prioridades de consumo e determine o valor que você pode gastar em cada uma delas.
3. Saiba diferenciar suas necessidades de seus desejos.
4. Opte sempre por pagamentos à vista. Se não tiver o valor total do bem, poupe antes de comprar.
5. Espere as liquidações para comprar roupas, quando necessário.
6. Reduza a quantidade de cartões de crédito, carregue-os com você somente quando necessário.

Além de todas essas medidas, é importante você observar e reavaliar seus costumes e
comportamento em relação ao dinheiro.

Fonte: Como esticar seu dinheiro – Coleção Expomoney; www.tveducacaofinanceira.com.br