quinta-feira, 30 de junho de 2011

[Quando 10-1=0] → UM PROBLEMA MATEMÁTICO NA BÍBLIA?

Na Bíblia, especificamente na passagem do livro de Tiago 2:10, lemos: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” 

Curiosa essa afirmação, você concorda?

Para entendermos o texto temos que esclarecer qual lei está sendo referida. No contexto do Capítulo 2, do livro de Tiago, fica claro, na sequência dos versos 11 e 12 que é a Lei Moral denominada “Os Dez Mandamentos” contida no capítulo 20 do livro de Êxodo, versos 3 a 17, os quais arrolo abaixo:

1)       Não terás outros deuses diante de mim.

2)       Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

3)       Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4)       Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

5)       Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

6)       Não matarás.

7)       Não adulterarás.

8)       Não furtarás.

9)       Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10)   Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Temos acima 10 mandamentos, os quais Deus recomenda que os observemos e guardemos para a nossa própria felicidade. Os primeiros quatro mandamentos têm a ver com o relacionamento com Deus e os próximos seis, com o relacionamento com o próximo.

“Os primeiros quatro dos dez mandamentos resumem-se num grande preceito: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração." Os últimos seis estão incluídos no outro: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus. 12:31. Ambos estes mandamentos são uma expressão do princípio do amor. Não se pode guardar o primeiro e violar o segundo, nem se pode observar o segundo enquanto se transgrede o primeiro. Quando Deus ocupa o lugar que Lhe é devido no trono do coração, será dado ao próximo o lugar que lhe pertence. Amá-lo-emos como a nós mesmos. E só quando amamos a Deus de maneira suprema, é possível amar o nosso semelhante com imparcialidade. E uma vez que todos os mandamentos se resumem no amor a Deus e ao homem, segue-se que nenhum preceito pode ser violado sem se transgredir este princípio. Assim ensinou Cristo a Seus ouvintes que a lei divina não se constitui de muitos preceitos separados, alguns dos quais são de grande importância ao passo que outros são menos importantes, podendo ser impunemente passados por alto. Nosso Senhor apresenta os primeiros quatro e os últimos seis mandamentos como um todo divino, e ensina que o amor a Deus se revelará pela obediência a todos os Seus mandamentos”. O Desejado de Todas as Nações, Pág. 608.
O objetivo da Lei não é a salvação, nem a finalidade desse artigo tem essa proposta. Somente por meio do sacrifício de Jesus na cruz é que somos salvos, perdoados e separados para eternidade. A observância da Lei demonstra de quem eu sou e a mesma é um reflexo do caráter de Deus.
Quando eu amo alguém, eu procuro agradar essa pessoa fazendo aquilo que ela me pede. Jesus nos diz: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” [João 14:15]. Não é salvação pela Lei ou por obras, mas obediência ao Criador da Lei em resposta ao meu amor por Ele. Jesus era obediente: "Tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor." João 15:10

“A vida de obediência do Salvador manteve as reivindicações da lei; provou que a lei pode ser observada pela humanidade, e mostrou a excelência de caráter que a obediência havia de desenvolver. Todos quantos obedecem como Ele fez, estão semelhantemente declarando que a lei é "santa, justa e boa". Romanos 7:12. Por outro lado, todos quantos transgredem os mandamentos divinos, estão apoiando a pretensão de Satanás de que a lei é injusta, e não pode ser obedecida”. O Desejado de Todas as Nações, Pág. 310.

"Filho Meu, não te esqueças da Minha lei e o teu coração guarde os Meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade: ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e dos homens". Provérbios 3:1-4.
Voltando ao texto do início de nossa conversa, observamos um aparente problema matemático, mas com uma profundidade incrível. Se guardo 9 mandamentos e deixo 1 de fora estou descumprindo toda a Lei, deixando o resultado igual a zero. A Lei é completa quando observada em sua totalidade e integridade.

"E nisto sabemos que O conhecemos: se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu O conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade."  I João 2:3.
Nos próximos dias veremos “Quando 9=10”.

Deus permaneça contigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário