domingo, 22 de maio de 2011

PERDI UMA PERNA!

Perdi uma perna... Foi o que constatei logo após o acidente. Meses de hospital, cirurgias, muitos medicamentos e agora tinha que viver às custas dos outros para sustentar-me, pois mentalmente era incapaz de sair daquela situação. Acomodei-me e fiquei dependente financeiramente dos amigos e familiares, estado esse que não era agradável para eles, nem para mim. Um pesadelo horrível! Ainda bem que só foi uma noite mal dormida. Quando acordei ambas as pernas estavam comigo e tudo corria bem!

Bem, se você me conhece e ficou assustado, pode ficar tranquilo, está tudo normal, mas se fosse verdade?! O que fazer? Para onde ir? Depender de quem?

É claro que em momentos difíceis dependemos de outras pessoas, não somos uma ilha, assim como outros dependem de nós. O contexto que analiso hoje é o fato de pessoas saudáveis mentalmente (porque alguns impedimentos físicos não são empecilhos para trabalharmos) viverem constantemente dependendo de pai, mãe, filhos, sogros, para qualquer desembolso financeiro no dia a dia.

Isso gera um desconforto, uma liberdade para um se envolver na vida do outro, um conflito interior que pode até resultar em desavenças.

Paulo, o apóstolo, na segunda Carta aos Tessalonicenses 3:7,8,10,12 nos diz: “Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Ao contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês... Quando ainda estávamos com vocês, nós lhe ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma... A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

Na primeira Carta ele já tinha tocado nesse assunto como pode ser visto agora: 1 Tessalonicenses 4:10-12 - ...”Irmãos, insistimos com vocês que cada vez mais assim procedam. Esforcem-se para ter uma vida tranquila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos; a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém”.

A Bíblia é clara e não precisa de muitas explicações.
O Rei Davi também nos dá orientação para que vivamos de nosso trabalho: Salmo 128:2 – “Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero”.

Ellen White também registrou um incidente de dependência devido à falta de economia da família citada. Leiamos...
“O irmão e a irmã B não aprenderam a lição da economia. ... Seriam capazes de gastar tudo, por mais que fosse. Poderiam satisfazer-se no trajeto e então, ao vir sobre eles a aflição, estariam inteiramente desprevenidos. ... Tivessem o irmão e a irmã B sido hábeis administradores, privando-se a si mesmos, e em vez disto teriam já há tempo um lar próprio e ainda meios de que se servir em caso de adversidade. Mas eles não querem economizar como outros têm feito, dos quais têm sido algumas vezes dependentes. Se negligenciam aprender essas lições, seu caráter não será encontrado perfeito no dia de Deus”. Testimonies, vol. 3, págs. 30 e 31.

Meu recado hoje é: trabalhe, não dependa voluntariamente de outros a não ser numa situação de extrema necessidade, economize e seja feliz!

http://twitter.com/buenoelton
http://www.facebook.com/elton.oterobueno
elton_asr@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário